Técnica realizada individualmente em piscina aquecida a 35 º C, com música e ambiente tranqüilo. O Watsu associa movimentos rotacionais harmoniosos, alongamentos, trações nas articulações e pressões em pontos de tensão muscular. Tendo a sustentação da água e os movimentos rÃtmicos e contÃnuos que fluem de uma posição para outra, o paciente experimenta uma fantástica sensação de bem-estar.
A água aquecida possui benefÃcios terapêuticos. A circulação superficial aumenta, diminui dores, aumenta a flexibilidade, permitindo a amplitude de movimentos. A flutuação favorece as articulações, dissolvendo a rigidez.
Com os ouvidos fechados pela água, olhos fechados, corpo flutuando suavemente, de movimento a movimento, há um relaxamento. As impressões do externo deixam de atuar, o que possibilita uma entrega, que melhora o padrão respiratório e proporciona um relacionamento profundo consigo mesmo. Sem distrações, demandas ou necessidades vindas do mundo externo, num ambiente acolhedor e afetuoso, a pessoa pode aprender sobre si mesmo, aceitar-se e amar-se. A auto-estima cresce, o que provoca autenticidade e expressão do verdadeiro Eu.
O Watsu é, sem dúvida, um poema de amor escrito por seu corpo e psiquê sobre as águas.