Todas essas técnicas são instrumentos adjuntos que se incorporam a psicoterapia no intento de resgatar a saúde integral do indivÃduo. As limitações psicológicas geram tensões musculares, dores, imobilidade, fraqueza, rigidez, diminuição de atividades funcionais, dificuldades em todas as áreas, isolamento, depressão, auto-estima baixa, estresse e tudo isto forma um ciclo que se repete. Corpo e psiquê interagem. O corpo veste a psiquê, sente e corporifica as emoções e os pensamentos.
Os instrumentos e técnicas corporais possuem elementos que, reunidos, criam um conjunto nutritivo que rompe este ciclo e resgata o equilÃbrio e vitalidade de todos os aspectos fÃsico, emocional, mental e intuitivo, facilitando a construção de uma nova didática e de um novo conhecimento em Psicologia da Consciência que estimula o desenvolvimento do Ser Humano. O desenvolvimento de uma inteligência e comunicação intra e inter torna-se necessária no momento atual. O indivÃduo tem dificuldade em se relacionar consigo, se percebe incapaz de gerenciar e dominar pensamentos e emoções, não conseguindo viver em paz consigo, com outros, com a vida e com o planeta.
O despertar desta percepção nos leva a uma crise intensa e intensa busca do Ser e do Saber e como percebemos não basta saber o que fazer, mas fazer o que se sabe, daà a importância de interagir mente e corpo para que se oportunizem mudanças comportamentais e evolutivas.Novas maneiras de ver a si e ao outro e ao mundo, aprender a conhecer,  se conhecer e se reconhecer, como sentir, como pensar, como agir – hoje são questões fundamentais e relevantes ao ser humano. Quando optamos pela felicidade e levamos a sério esta opção, precisamos desenvolver um olhar profundo de dentro para fora que investiga, analisa, compreende e contempla todas as dimensões do ser, tendo em vista enfoques psicológico, social, cultural e filosófico.